samedi 11 juin 2011

UORI - Stórias de lama e philosophia

Teresa Montenegro e Carlos de Morais publicaram esse livro de contos guineenses na editora Ku Si Mon em 1988. Capa de Fafali Koudawo, ilustracões do Katalá.  
São 202 paginas de bellisimos contos da Guine Bissau. Aqui vai o texto de apresentação
 da contra capa: " O conto crioulo é um milagre sempre recomeçado. Miragem dos grandes e dos pequenos, realidades para todos e apesar de tudo, ele transforma o verbo em júbilo pela magia de uma língua mutante, feita de raízes africanas e de palavras mestiças. Filho da mistura, o conto crioulo faz viver e vive da palavra que anima personagens, familiares. Sejam eles Caçador, Feiticeiro, Combossa, Pauteiro, Bajuda submissa ou rebeldes, estes arquétipos articulam-se segundo esquemas dinâmicos. 
Tal como o jogo Uori, que com as mesmas pecas compõe, decompõe e recompõe combinações até o infinito, o conto faz, desfaz e refaz episódios de vida com figuras que, de uma historia a outra, são habitadas por novas paixões, envoltas em novas enigmas, animadas por exaltações renovadas sem cessar. Da lama à filosofia.
Através dos espécimes mais representativos de contos ou de lágrimas, e de filosofia ou de alegria, este livro faz igualmente reviver a história das palavras crioulas, remontando às fontes e repertoriando num glossário inovador de mais de trezentas entradas, as etimologias, as filiações, as evoluções do vocabulário de base do crioulo".





Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire